quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O espiritismo por Mitch Albom e Zibia Gasparetto

“Amor perdido ainda é amor, Eddie. Ele assume uma outra forma, só isso. Você não pode vê-lo sorrir, não pode lhe trazer o jantar, não lhe faz cafuné nem rodopia com ele pelo salão. Mas quando esses prazeres enfraquecem, um outro toma o seu lugar. A lembrança. A lembrança se torna sua parceira. Você a alimenta.Você a segura.Você dança com ela. A vida tem de acabar — disse ela. — O amor, não.”

Esse é um trecho de um livro que eu adoro, de Mitch Albom, “As cinco pessoas que você encontra no céu”, e que depois virou filme (o qual também achei muito bom). Esse livro é a prova de como a temática espírita pode ser trabalhada de uma forma suave e romântica.

Não sou uma espírita praticante, mas adoro a doutrina e as obras que abordam o tema, sejam filmes, livros ou novelas. A novela “Alma Gêmea” da TV Globo foi uma que teve a minha audiência. A das 18h que está atualmente no ar, “Escrito nas Estrelas”, também. Apesar de ser um horário ruim pra eu assistir, sempre que posso dou uma bisbilhotada nos capítulos na internet. A cena em que a personagem da Madame Gilda explica para a Viviane o que são “almas gêmeas” é emocionante. Quem quiser dar uma olhadinha: http://escritonasestrelas.globo.com/Novela/Escritonasestrelas/Capitulos/0,,AA1712141-18136,00-VIVIANE+CONFESSA+AMOR+POR+RICARDO.html

Uma autora que gosto muito é a Zibia Gasparetto. Tenho vários livros dela e a despeito do que dizem sobre ela ter transformado a doutrina espírita em comércio, acho que ela popularizou o assunto no Brasil com seus livros, que trazem conforto e esclarecimento.

Como coloquei nos meus TOP 5, no post do dia 2 de junho, “A verdade de cada um” é pra mim, a melhor obra dela (de todas que eu li – e foram muitas!). Deixo aqui as duas dicas de leitura e fico na expectativa para a estréia do filme “Nosso Lar”, no próximo dia 3, baseado na obra de Chico Xavier. Se for tão bom quanto foi o filme com a biografia do autor, tenho certeza que sairei do cinema emocionada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário